terça-feira, 5 de abril de 2011

Procuradores do Trabalho discutem regulamentação da profissão de caminhoneiro

Brasília (DF), 4/4/2011 - Nesta segunda-feira (4), em Brasília, os procuradores do Trabalho Adélio Justino Lucas e Mônica de Macedo Guedes Ferreira participaram de reunião com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. O objetivo do encontro é discutir a necessidade de regulamentar a atividade de motorista em suas várias modalidades, além do problema dos acidentes de trânsito.
Na reunião, o procurador Adélio Lucas pôs em questão a jornada de trabalho extenuante a qual estão expostos os motoristas de caminhão. O procurador informou ainda que o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem trabalhado em prol da adequação da jornada de trabalho à legislação desde 2007.
Segundo o procurador, o MPT vê a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) como órgão importante na implantação da regulamentação da jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Adélio Lucas ressaltou as condições de trabalho em que vivem esses trabalhadores, que muitas vezes fazem uso de anfetaminas e até mesmo de cocaína, para conseguir seguir com suas viagens.  Para Adélio, essa é uma das principais causas de acidentes de trânsito entre a categoria.
O procurador disse que a ANTT e a Confederação Nacional de Transportes estão com audiência marcada no MPT para tentar chegar a um acordo sobre a regulamentação da jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário