sexta-feira, 11 de março de 2011

Documento de veículos terá dados de recall das montadoras

Band
Documentação informará quando houve convocação da montadora para reparos
    Entra em vigor na próxima quinta-feira a portaria 69/2010 do Ministério da Justiça em conjunto com o Departamento Nacional de Trânsito, que inclui dados de recall (chamados das montadoras para reparos de veículos que apresentem risco à saúde ou à segurança dos usuários) no documento do carro.
    Ou seja, se a montadora identificar problemas em um modelo de automóvel, convocar recall para reparo, e o proprietário não levar o veículo para o conserto em um prazo de um ano, essa informação passará a constar no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
    O objetivo da medida é aumentar o percentual de atendimentos de recall, já que atualmente, cerca de 40% dos proprietários de veículos ignoram o chamado. Além disso, a medida vai beneficiar também os compradores de carros usados, pois será possível saber, no ato da compra, se o automóvel em questão possui ou não reparo a ser realizado.
    Recalls
    O número de recalls aumentou 41% ao longo de 2010 na comparação com 2009 – num movimento mais acelerado do que a produção de carros, que cresceu 14% no período, com 3,64 milhões de unidades.
    Em todo o ano passado, mais de um milhão de automóveis e cerca de 400 mil motos foram chamados para conserto pelas montadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário